quarta-feira, 20 de março de 2013

O Fim da Eternidade

Falar de amor e tentar explicá-lo pela visão científica ficou algo muito clichê em tempos modernos, mas antes de tudo isso virar moda, Isaac Asimov tentou abordá-la, colocando sua imaginação visionária antes de todo mundo. Os Eternos, como são tratados aqui no livro, são chamados os técnicos que lidam diariamente com o destino de bilhões de pessoas, monitorando e controlando o tempo. Uma profissão como essa, óbvio, não seria capaz de criar relações com outras pessoas, privando-os de vida social, familiar e amorosa. Assim é a vida de Andrew Harlan, cheio de vazio e claro, os destinos de vários em suas mãos. as mudanças de realidades proposta pelo autor é digna de agradar aos fãs de ficção científica mais antigos, assim como o próprio autor. Alterar o curso da história é de fato um ato filosófico entre treinamentos rigorosos e por uma rígida autodisciplina.

O raciocínio do autor é simples: e se um amor correspondido tivesse graves consequências? O curso da história já é sensível demais para ser dividido com outras coisas, ainda mais com pessoas envolvidas. A amargurada vida de Harlan é abalada por uma bela jovem chamada Noÿs Lambert, e nasce a dúvida de algo sendo feito de forma certa, ou tudo que se acredita não passa de uma mentira. O charme, elegância, competência e beleza deixa toda sua vida, pessoal e profissional, em prova. Se a história foi mudada o suficiente para ele apaixonar-se por uma bela moça, então muda-la por quê? Assim Asimov toca no leitor, questionando-o sobre o que é bom, e o que é certo para nós.

Asimov sempre foi famoso por brincar com o imaginário de seus leitores. Em o Fim da Eternidade não seria diferente. O que perde-se no livro é alguns capítulos um tanto desnecessários no meio do livro, fazendo alguns, com toda certeza, pensar se deve ou não desistir da leitura. Tirando isso, o tempo passa, e a história se destaca.

Autor: Isaac Asimov
Tradutor: Susana Alexandria
Gênero: Literatura Estrangeira/Ficção Científica
Editora: Aleph
Nota: 4.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário