segunda-feira, 25 de março de 2013

Mas Podemos Continuar Amigos...

A frase do título pode ter sido ouvida por várias pessoas na história da humanidade, principalmente pelo homens. O importante é que o autor Mawil faz com que essa frase torna-se algo cômico e indolor aos olhos de quem ler essa obra. Situado em Berlim, a HQ passa-se durante uma conversa de bar entre amigos, e um deles relata sua primeira grande paixão, e frisa entre os amigos como ele foi gostar de uma pessoa na qual o destino fazia questão de colocá-la em seu caminho. A conversa é muito bem dividida em quatro capítulos, mostrando desde o começo, ainda na escola dominical, quando os dois sentaram um ao lado o outro, e já mostrando como o personagem principal não é nada interessante. A falta de interesses entre crianças são comuns, principalmente em escolas religiosas. O autor brinca como uma criança chama a atenção da outra sem reciprocidades e não aprofunda o gosto dela para ninguém. Enquanto a cerveja entra pela boca sem invadir os organismos, os amigos se perguntam o que o protagonista teria de interessante na infância, já que ele era apenas uma criança, e provavelmente apenas sua mãe olharia para ele com os olhos do cuidado. Nada mais do que isso.

Um acampamento de verão no meio do nada seria ótimo para desparecer as cabeças de jovens adolescentes com vontade de crescer. Eis que aquela menina que nunca lhe deu atenção na escola aparece em outro grupo acampando. Dessa vez são apresentados, com o nó na garganta do reconhecimento logo de cara. O momento em ficarem a sós aparece assim que a chuva surge causando surpresas nos dois protagonistas. A barraca de acampar é mais do que uma simples barraca. É um quarto de motel, um palácio repleto de luxuosidades, ou um palácio de festas da idade média. As cervejas já estão bem adiante da segunda rodada, as ideias começam a surgir sem freios e bom senso. Agora foi a vez do protagonista dizer onde errou, e como errou. Sem culpar a ninguém por nada, tudo torna-se compreensível pelo texto do autor.

Já na idade adulta, em plena Berlim da década de 90, o protagonista mora em um prédio abandonado, é o cenário de mais um enorme momento de amor. Heroes do David Bowie ainda é tocado até furarem os discos de tanga repetições. Os pensamentos de todos estão mais próximos de chegarem em acordo, o mundo está mais agradável perante a consciência de cada personagem. Dessa vez, não existem desculpas que impeçam um amor inocente, acontecer. Mas o que custava para eles? Sim, o querer. Se na infância era a falta de atenção, na adolescência foi a falta de experiência, na idade adulta seria o querer. Estasiado, excitado, obcecado e apaixonado, era a vez do protagonista achar-se que em seus braços seria o local de proteção tão desejado por ela. As cervejas já estavam tomando conta de seus cérebros, e eles, o tão balo casal, continuaram amigos...

Autor: Mawil
Gênero: HQ's
Editora: Zarabatana Books
Nota: 4.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário