sexta-feira, 8 de março de 2013

Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios

Por um mundo menos ordinário, talvez muita gente deseje, mas não faça nada. Mudar-se de uma cidade grande para uma pequena talvez seja o primeiro passo de alguém nesse quesito. Deixar a correria e os luxos deve, de fato, ser o melhor remédio, mas como nem tudo na vida são flores, nada "melhor" do que uma paixão surgida repentinamente. O problema não é viver em cidades pequenas e se apaixonar por alguém bonita, é viver em cidades pequenas e se apaixonar por mulheres bonitas e casadas. A vontade de  privar-se não é exclusiva de profissionais falidos que não tem amigos e familiares, mas o destino sempre lhe deixa ao lado de outras pessoas falidas, sem amigos e familiares. É disso que Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios fala, pessoas falidas socialmente, mas não sentimentalmente.

Viver um mundo onde a cidade lhe sufoca, por escolha própria, é como querer entrar numa gaiola onde os olhos nunca deixam de mirar onde chama-se mais atenção. A atenção, por sinal, muitas vezes falta para os personagens. Esses, por suas vez, também não dão atenção para todo tipo de acontecimento, até porque, até em ser pessoas de bem, eles faliram. Pensões falidas, amores falidos, atos falidos, amizades falidas e um amor próspero pela vontade de fugir e viver de verdade, sem falência próxima. A falência, essa, que alimenta a vontade e o sonho do amor recíproco e tranquilo. Esse por sua vez, custa caro por demais. A falta de dinheiro e oportunidades massacram dois corações já jogados na vala.

Além da cidade ser pequena, um casamento não desejado ainda impede do que isso tudo deixe, deixa o leitor angustiado por não saber como tudo isso pode desenrolar. O autor Maçal Aquino é excelente nas descrições de momentos, diálogos e personagens. Os diálogos dele são cheios de shows e realizações quase impossíveis de acreditar, sem falar na profundidade. Descrições de locais e personagens também são boas, mas são no diálogos que ele se faz.

Autor: Marçal Aquino
Gênero: Literatura Brasileira/Romance
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário