sexta-feira, 15 de março de 2013

Bando de Dois

Que o Brasil cresceu muito no mundo das HQ's, todo mundo já sabe, o que pouca gente ainda não sabe, são os nomes responsáveis por esse crescimento. Falar dos gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá é fácil demais, mas falar de nomes menores, que lá fora representam bem o Brasil é complicado. Danilo Beyruth com toda certeza deixou muitos orgulhosos quando escreveu e desenhou Bando de Dois. Seria muito resumir em poucas palavras o que não pode, por si só, ser resumido, mas com toda certeza pode-se resumir essa obra como um possível orgulho do Sergio Leone e Clint Eastwood. Western Spaghetti deu o lugar para o "Western Feijoada", ou conforme a ambientação do livro, "Western Buchada".

Situado no Sertão nordestino, paisagens desoladas, povoados miseráveis no meio da seca, bandidos mal-encarados, tesouros escondidos, gente humilde, trens carregados de dinamites e cabeças encaixotadas para exposição são algumas das coisas vistas em excesso aqui. O tal bando de dois, Tinhoso e Cavêra di Boi são os anti-heróis da vez, com apenas uma vontade, vingar o bando original que era composto por 20 bandidos. Com personalidades distintas, ambos precisam um do outro para conseguirem emboscar a polícia que transporta as cabeças para uma cidadezinha no coração do Sertão. Tinhoso, de fato, é o personagem mais crente da história inteira. Visões do bando o assombra pedindo a última missão em salvá-los e lhe darem a paz que tanto desejam. Cavêra di Boi é mais concentrado na missão, quer por que quer matar os soldados e isso basta. Não precisou de visões para aceitar o resgate e pronto, foi. Os traços são perfeitos. Detalhados demais pelo Beyruth. Luz e sombras colocadas nos locais certos, nos momentos certos e situações certas. Encantador só em folhear o livro.

A única coisa ruim do livro é ser pequeno demais. Tempo médio de leitura de 45 minutos e pronto, acabou o livro, deixando o gosto de "quero mais", ou simplesmente te faz pensar "só isso?". Não existe nenhum gancho para continuações, nem para prelúdios. Apenas isso e só. Sem enrolação, vão direto ao final.

Autor/desenhos: Danilo Beyruth
Editora: Zarabatana Books
Gênero: HQ's
Nota: 4,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário